Enciclopédia dos Migrantes

Orquestra Batucaria

A Enciclopédia dos Migrantes é um projeto artístico composto por 400 cartas de migrantes, que se desdobraram em testemunhos de histórias de vida que envolveram mais de 700 pessoas, 54 parceiros, 103 países representados e 74 línguas maternas.

Tornar tangível e palpável um valor tão invisível quanto valioso foi a sua missão. A Enciclopédia dos Migrantes existe hoje em bibliotecas de várias partes do mundo para materializar este património imaterial, inscrevendo-o na história comum. Assim encontrámos uma forma concreta de reconhecer o lugar das pessoas migrantes na nossa sociedade e de preservar no tempo a história e a memória das migrações.

A obra foi lançada em Lisboa a 30 de maio de 2017 numa apresentação conjunta entre a Câmara Municipal de Lisboa, através dos Pelouros da Cultura e dos Direitos Sociais e a Associação Renovar a Mouraria.

 

Atividades

  • Obra em três volumes, com oito edições, nas quatro línguas das cidades envolvidas (impressa e online);
  • Documentário.

Com base nesta obra, disponibilizamos workshops de escrita criativa, para adultos e escolas. Saiba mais aqui!

Parceiros

Teve como promotor a L´âge de la Tortue (Rennes, França) e como parceiros: a Associação ABAAFE (Brest, França), a Associação MCM (Nantes, França), a Associação Tragacanto (Gijón, Espanha), a Associação APDHA (Cádis, Espanha), a Associação Renovar a Mouraria (Lisboa, Portugal), a CREA Universidade de Rennes 2 (Centro de Recursos e Estudos Audiovisuais), a FRESH,Filmar a Investigação em Ciências Sociais (Rennes, França), o Coletivo de Pesquisa TOPIK (Rennes, França), a Universidade de Gibraltar, a Biblioteca Garrison de Gibraltar, a Conferência das Cidades do Arco do Atlântico, o Instituto Francês de Lisboa (Portugal) e o Centro de Arte Contemporânea ECCO (Cádis, Espanha).

Período de Implementação

De 2015 a 2017.

Financiamento

Comissão Europeia  (programa Erasmus +), o Instituto Francês, a cidade de Rennes, Rennes Metrópole,  o Conselho Geral de Ille – et – Vilaine, o Conselho Regional de Bretagne e o Ministério da Cultura e da Comunicação – Direção Regional dos Assuntos Culturais.

 

Website

Documentário   

Redes sociais

Post a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

a

Magazine made for you.

Featured:

No posts were found for provided query parameters.

Elsewhere: