EI! – Educação pela Integração
A Estudo Educação pela Integração: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, teve o objetivo de analisar e compreender o fenómeno migratório e as dinâmicas de acolhimento e integração no contexto escolar.
Foi composto por dois eixos: a realização de um estudo para refletir sobre o sistema educativo português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo e, também, a identificação e análise de boas práticas nacionais e/ou internacionais na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque na diversidade linguística e cultural e ensino de português.
Uma das inovações do estudo resulta da parceria entre a academia, uma ONG e a própria sociedade civil, potenciando uma ferramenta política que viabiliza alterações relativas à integração e acolhimento de crianças e jovens migrantes no sistema de ensino e na comunidade onde residem.
O Seminário de apresentação pública do estudo foi realizado a 27 de março na Fundação Calouste Gulbenkian.
*NPT- Nacional de País Terceiro. Qualquer cidadã/cidadão nacional de um país que não pertence à União Europeia.
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Parceiros
Promovido pela Associação Renovar a Mouraria em parceria com a Fundação Cidade de Lisboa, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e o IGOT.
Período de Implementação
De 1 de setembro de 2021 a 31 de dezembro de 2022.
Financiamento
FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, com compartida do Orçamento de Estado.
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