Rede Escolas Academia CV.pt

A Rede Escolas ACV.pt consolida metodologias já testadas noutros territórios (Alvalade, Alfama, Penha de França, São Vicente), através da capacitação de diversos atores chave, designadamente ONGs locais, agrupamentos de escolas, agentes educativos, voluntários (agentes multiplicadores e disseminadores) e crianças (agentes de mudança). 

A metodologia ACV.pt dá resposta a territórios marcados pela presença de imigrantes, identificando-se uma ONG local, conhecedora do território, que estabelece parceria com o agrupamento de escolas, garantindo a implementação das atividades do projeto e a sua sustentabilidade. 

A parceria pretende testar a autonomização da metodologia ACV.pt com novas ONGs locais e novos territórios, através da criação da Rede Escolas ACV.pt.

Durante os 2 anos de execução do projeto, a equipa parceira irá dinamizar pelo menos 2 encontros da Rede Escolas ACV.pt. Nestes encontros será fomentada a partilha de experiências sobre a metodologia: boas práticas, soluções adequadas aos diferentes contextos e territórios; recursos úteis; testemunhos e reflexões críticas. Será ainda realizado um documento com os critérios de adesão à Rede de Escolas ACV.pt.

Para além destas novidades, serão ainda realizadas as seguintes atividades:

  • Recrutamento e formação de tutores voluntários, realização das tutorias
  • Acompanhamento dos tutores voluntários durante a realização das tutorias
  • Envolvimento Parental
  • Formação da comunidade educativa
  • Criação de novos recursos pedagógicos

Parceiros

Promovido pela Associação Renovar a Mouraria, em parceria com a Fundação Cidade de Lisboa, a ADM Estrela, a Junta de Freguesia de Campolide e o Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna.

 

Período de Implementação

De novembro de 2021 a novembro de 2023.

 

Financiamento

Programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. 

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

a

Magazine made for you.

Featured:

No posts were found for provided query parameters.

Elsewhere: